quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Doce Feliz Ano Novo!!!

Doce Feliz Ano Novo!!! 

Doce Feliz Ano Novo para todos vocês! Dizem que o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, portanto agora não tem mais desculpa...Para você aí, que tá esperando o ano começar desde 2014 (sim, pois ano passado com Carnaval, Copa Mundial e Eleições Presidenciais, a sensação que dava é que o ano estava para começar e nunca começava, rs) que 2015 seja repleto de saúde, paz, amor, felicidade e sucesso!!! 

Ahhh, e claro, que sua vida seja mais doce!!! ;-)
Aos que foram viajar, aos que ficaram e aos que estão chegando agora, sejam bem-vindos!!! 
E para que o ano seja bem doce, que tal saborear um delicioso sorvete feito em casa???
Essa receita eu faço há muitos anos e não tem erro! Fácil de fazer, impressiona a todos pela simplicidade, pela aparência e pelo sabor!
Bora lá?

Sorvetão de Creme

Para caramelizar a forma com furo no meio:
- 1/2 xícara de açúcar refinado;
- 1/4 xícara de água; 
Em uma panela coloque o açúcar e a água. Mexa bem e leve ao fogo sem mexer mais pois pode açucarar. Fique acompanhando pois a calda carameliza muito rápido. Depois de ferver, ela passará de transparente à cor dourada, momento em que seu caramelo estará pronto. Com cuidado, despeje em uma forma com buraco no meio e com a ajuda de um paninho vá virando a forma de modo  a caramelizar todas as partes, lateral, fundo e em torno do furo.

Para a calda de chocolate (yummy!)
- 1/2 xícara de chocolate em pó peneirado (uso com 50% cacau);
- 1/2 xícara de leite;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de manteiga;
Leve ao fogo todos os ingredientes e vá mexendo sem parar até o ponto desejado. Se gosta de uma calda bem líquida, depois de ferver, desligue. Se gostar de uma calda ligeiramente cremosa, deixe ferver por mais uns 5 minutos. Ainda quente, despeje no fundo da forma caramelizada.

Para o creme
- 1 lata de leite condensado;
- 3 gemas passadas pela peneira;
- 2 1/2 a medida da lata de leite de vaca;
- 1/2 colher de sopa de baunilha;
- 2/3 de xícara ou 50 gramas de côco ralado;
- 3 claras;
- 1 pitada de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
 Misture o leite condensado com as gemas e depois acrescente o leite de vaca e a baunilha. Leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau até ferver e engrossar ligeiramente. Desligue o fogo e deixe o creme esfriar. Acrescente o côco.

Se tiver com pressa, faça um banho-maria frio, colocando água fria com algumas pedras de gelo em um recipiente maior e, nele, a sua panela com o doce. Vá mexendo até o creme engrossar mais um pouco e ficar frio.

Em seguida, em uma batedeira, bata as claras com o sal até atingir o ponto de neve mole. Com a batedeira em movimento, adicione as 3 colheres de açúcar, uma a uma e bata até adquirir ponto de neve firme; 

Junte ao creme com côco delicadamente, mexendo com movimentos bem suaves para incorporar delicadamente as claras ao creme.

Despeje na forma já caramelizada com a calda de chocolate no fundo. Cubra com papel alumínio e leve ao freezer.

Na hora de servir, retire do freezer, e coloque diretamente sobre a chama do fogo por uns 30 segundos, passe uma faquinha pelas laterais da forma e em torno do furo para desprender bem e desenforme em um prato.

Voilá!!! Olha que resultado bonito!


Mas e aí? Você sabia que...

- Colher de pau específica para doce? Sim, ela não é diferente das que você tem, mas quando trabalhamos com doces, precisamos deixar utensílios, desde panelas a colheres, separados única e exclusivamente para doces. Aqui em casa eu tenho uma gaveta destinada só para utensílios que vão ser usados no preparo de doces...afinal, você não vai querer aquela sua calda de chocolate deliciosa com cheiro de arroz, né?

- Não gosta de côco? É dispensável...e se quiser você pode substituí-lo por nozes, amêndoas, castanha-do-pará, avelã, macadâmia... são muitas as opções de frutas secas do grupo das oleaginosas que são sementes comestíveis de plantas que possuem muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura de ótima qualidade. Além de agradar o paladar, agrada também o seu coração!

- Mexendo o creme, ele talhou? Calma! Nada está perdido, simplesmente passe por uma peneira, bata no liquidificador e volte ao fogo mexendo delicadamente. Viu, é simples!!!

Queridas e queridos! 
Beijos e até a próxima semana!






segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Que calorrrr!!! Pink Lady por favorrrr!!!

QUE CALOR!!! PINK LADY e GRENADINE

 
Esse nosso verão brasileiro tem atingido as mais altas temperaturas da história...e depois de um dia de trabalho + trânsito, nada melhor que chegar em casa e nos presentear com uma deliciosa e refrescante bebida!
 
Na nossa última viagem à terra do Tio Sam, mais especificamente na cidade do famoso ratinho Mickey, nos hospedamos em um hotel, que diariamente servia uma "senhora Happy Hour" às 5 da tarde que incluia vinhos, cervejas e alguns drinks que o casal de bartenders gentilmente nos ensinou, entre eles, um extremamente refrescante que agrada a todos os paladares.
 
Senhoras, Senhores e Senhoritas (acima de 18 anos por favor!!! - dada a graduação alcoólica :-)), com vocês:

Pink Lady

- 1 bola de sorbet de amora;
- 2 colheres de sopa de grenadine (caso não tenha esse xarope pode substituir por xarope de framboesa); coloque mais ou menos de acordo com seu paladar ;-)
- 1 taça de espumante/champagne;
- laranja para decorar se quiser;
Escolha uma taça ou um copo bonito de boca larga, coloque a bola de sorvete, despeje a grenadine ou o xarope e adicione o espumante/champagne.
Como vocês viram, fazer um drink delicioso, bonito e que agrada a todos é muito fácil e fica uma delícia!!!

PINK LADY
Mas e aí?

- Pink Lady (pronuncia-se "pinqui leiri" em pronúncia americana ou "pinqui leidi" em pronúncia britânica) em tradução livre significa Dama Rosa;

- O que é Grenadine??? Nada mais é do que um xarope doce, de coloração vermelha intensa. A palavra Grenadine, vem de Grenade que em francês significa romã ou granada bomba)...no nosso caso, vamos nos ater à romã! Hoje em dia, a Grenadine que encontramos por aí, é uma mistura de romã com outras frutas vermelhas como framboesa, groselha e amora.
 
- Não tem grenadine? Pode substituir por xarope de framboesa...não tem xarope de framboesa, pode substituir por groselha...não tem groselha, não use nada, atenha-se ao sorbet+espumante que ficará delicioso!

- Não encontrou a Grenadine mas quer usar Grenadine? Vamos fazer nosso próprio Grenadine? Peguei essa receita no Youtube do Dicionário Gastronômico, anotaí:
Pegue 1 prato de romãs e 1 prato de açúcar, coloque em uma panela e leve para ferver. Enquanto estiver fervendo, amasse com um garfo. Deixe ferver mais um pouco e depois passe por uma peneira. Vai sair um suco cor de rosa. Pese o suco. Se, por exemplo, essa receita tiver rendido 100 mls de suco de romã, acrescente mais 100 gramas de açucar (sempre a mesma quantidade de açúcar para o peso do suco) e volte ao fogo para ferver até desmanchar o açúcar. Importante, não mexa pois pode açucarar. Tchantchan, seu xarope de Grenadine está pronto!!!! 

- Sorbet? Não, não escrevi errado. Sorbet, simplificadamente explicando, é um sorvete feito com açúcar e suco de frutas, onde é utilizada a água ao invés de leite, não levando nenhuma gordura. É facilmente encontrado em supermercados. Em um curso de paella que eu e o marido fizemos há uns anos, aprendemos a fazer Sorbet para a sobremesa...mas daí já é um tema para um próximo post. ;-)

Bem, gostaram??? Um Brinde: a mim, a você, ao Blog e a uma Excelente Semana que nos espera!!! ;-)

Beijos!!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Vamos Tapear???

Vamos Tapear???

Calma, não vamos iludir, enganar ninguém não...vamos apenas beliscar um pouco... Que??? Calma, também não vamos machucar ninguém...rs

Vamos apenas falar sobre os famosos Tapas, termo espanhol usado para designar aperitivos, petiscos, snacks, botanas, que podem ser servidos quentes ou frios. 

Na Espanha, como é costume jantar bem tarde, depois da 21hs., geralmente as pessoas vão depois do trabalho "tapear" para não ficarem com tanta fome até o jantar... muitas vezes, a empolgação é tanta e a variedade de Tapas é tão grande, que o jantar é esquecido..
.
Até um simples prato de azeitonas é um tipo de Tapa, presunto cru (jamón ibérico), tortilla española (tipo de omelete com batatas - me lembrem de passar essa receita mais pra frente), croquetes, empanadas, frutos do mar (são excelentes tapas, camarão ao alho, polvo à la gallega, vieiras, lula à dorê, mexilhões - receita no blog na semana passada - e por aí vai) e um sem fim de aperitivos.

Eu e o marido geralmente não gostamos de jantar e sim comer um poquinho aqui, um pouquinho dali de deliciosos e diversos petiscos...

Nesta última sexta, foi uma dessas noites...abrimos a geladeira/freezer e vimos o que tínhamos para aquela noite...

Olha o resultado aí:
- Salada Caprese, que é nada mais nada menos que tomate com mussarela, geralmente de búfala, servida com manjericão e azeite;

- Aspargos cozidos no Vapor e temperados com azeite e flor de sal defumada (vocês não tem idéia do toque que dá nos pratos e como transforma um simples aspargo em um prato refinadíssimo) - olha aí o famoso raio gourmetizador....rs

- Pulpo a la Gallega - polvo a la gallega, polvo cozido e temperado com páprika picante. Prometo que passo ainda essa semana a receita do delicioso polvo.:-)

Gostaram? Deu vontade? Olha a foto:


 Mas e aí? Você sabia...
- De onde veio o nome Tapas?  Ninguém sabe ao certo a origem do termo, uma das versões que eu mais simpatizei foi a de que o Rei Alfonso X da Espanha do século XIII exigiu que o vinho somente poderia ser servido se fosse acompanhado com algo de comida, a fim de evitar que o vinho "subisse rapidamente à cabeça". O Tapa, de inicio, era depositado sobre a boca da jarra de vinho, ou seja "tapava" o recipiente, para evitar que algo caísse dentro do jarro...daí a origem da palavra. Naquela época, o Tapa era geralmente uma fatia de presunto cru ou fatia de qualquer outro embutido e as vezes um potinho de queijo.

- que Tapa em espanhol é substantivo feminino, pois bem, quando for à Espanha, vá comer "Las Tapas"

- Qual o segredo de um bom Tapa? A escolha dos ingredientes, nesse caso um super azeite de oliva extra-virgem, uma mussarela de búfala que derrete na boca, manjericão fresco, de preferência recém colhido, aspargos frescos, tomate maduro e orgânico...

- Mussarela de Búfala que derrete na boca? Sim, há vários tipos no mercado, mas a minha preferida é a Mozzarella de Búfala La Bufalina, simplesmente fantástica que pode ser encontrada em São Paulo em loja própria em Moema ou em empórios como o Santa Luzia.