quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Doce Feliz Ano Novo!!!

Doce Feliz Ano Novo!!! 

Doce Feliz Ano Novo para todos vocês! Dizem que o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, portanto agora não tem mais desculpa...Para você aí, que tá esperando o ano começar desde 2014 (sim, pois ano passado com Carnaval, Copa Mundial e Eleições Presidenciais, a sensação que dava é que o ano estava para começar e nunca começava, rs) que 2015 seja repleto de saúde, paz, amor, felicidade e sucesso!!! 

Ahhh, e claro, que sua vida seja mais doce!!! ;-)
Aos que foram viajar, aos que ficaram e aos que estão chegando agora, sejam bem-vindos!!! 
E para que o ano seja bem doce, que tal saborear um delicioso sorvete feito em casa???
Essa receita eu faço há muitos anos e não tem erro! Fácil de fazer, impressiona a todos pela simplicidade, pela aparência e pelo sabor!
Bora lá?

Sorvetão de Creme

Para caramelizar a forma com furo no meio:
- 1/2 xícara de açúcar refinado;
- 1/4 xícara de água; 
Em uma panela coloque o açúcar e a água. Mexa bem e leve ao fogo sem mexer mais pois pode açucarar. Fique acompanhando pois a calda carameliza muito rápido. Depois de ferver, ela passará de transparente à cor dourada, momento em que seu caramelo estará pronto. Com cuidado, despeje em uma forma com buraco no meio e com a ajuda de um paninho vá virando a forma de modo  a caramelizar todas as partes, lateral, fundo e em torno do furo.

Para a calda de chocolate (yummy!)
- 1/2 xícara de chocolate em pó peneirado (uso com 50% cacau);
- 1/2 xícara de leite;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de manteiga;
Leve ao fogo todos os ingredientes e vá mexendo sem parar até o ponto desejado. Se gosta de uma calda bem líquida, depois de ferver, desligue. Se gostar de uma calda ligeiramente cremosa, deixe ferver por mais uns 5 minutos. Ainda quente, despeje no fundo da forma caramelizada.

Para o creme
- 1 lata de leite condensado;
- 3 gemas passadas pela peneira;
- 2 1/2 a medida da lata de leite de vaca;
- 1/2 colher de sopa de baunilha;
- 2/3 de xícara ou 50 gramas de côco ralado;
- 3 claras;
- 1 pitada de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
 Misture o leite condensado com as gemas e depois acrescente o leite de vaca e a baunilha. Leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau até ferver e engrossar ligeiramente. Desligue o fogo e deixe o creme esfriar. Acrescente o côco.

Se tiver com pressa, faça um banho-maria frio, colocando água fria com algumas pedras de gelo em um recipiente maior e, nele, a sua panela com o doce. Vá mexendo até o creme engrossar mais um pouco e ficar frio.

Em seguida, em uma batedeira, bata as claras com o sal até atingir o ponto de neve mole. Com a batedeira em movimento, adicione as 3 colheres de açúcar, uma a uma e bata até adquirir ponto de neve firme; 

Junte ao creme com côco delicadamente, mexendo com movimentos bem suaves para incorporar delicadamente as claras ao creme.

Despeje na forma já caramelizada com a calda de chocolate no fundo. Cubra com papel alumínio e leve ao freezer.

Na hora de servir, retire do freezer, e coloque diretamente sobre a chama do fogo por uns 30 segundos, passe uma faquinha pelas laterais da forma e em torno do furo para desprender bem e desenforme em um prato.

Voilá!!! Olha que resultado bonito!


Mas e aí? Você sabia que...

- Colher de pau específica para doce? Sim, ela não é diferente das que você tem, mas quando trabalhamos com doces, precisamos deixar utensílios, desde panelas a colheres, separados única e exclusivamente para doces. Aqui em casa eu tenho uma gaveta destinada só para utensílios que vão ser usados no preparo de doces...afinal, você não vai querer aquela sua calda de chocolate deliciosa com cheiro de arroz, né?

- Não gosta de côco? É dispensável...e se quiser você pode substituí-lo por nozes, amêndoas, castanha-do-pará, avelã, macadâmia... são muitas as opções de frutas secas do grupo das oleaginosas que são sementes comestíveis de plantas que possuem muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura de ótima qualidade. Além de agradar o paladar, agrada também o seu coração!

- Mexendo o creme, ele talhou? Calma! Nada está perdido, simplesmente passe por uma peneira, bata no liquidificador e volte ao fogo mexendo delicadamente. Viu, é simples!!!

Queridas e queridos! 
Beijos e até a próxima semana!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem vindo(a)! Deixe aqui seu comentário que logo, logo eu respondo! Obrigada! ;-)