domingo, 21 de junho de 2015

Da Suíca à Argentina: Raclette com Mousse de Dulce de leche???

Da Suíca à Argentina: Raclette com Mousse de Dulce de leche???

 
Olá!!!! Que delícia voltar a postar regularmente, agora devidamente instalada na Casinha da Árvore! rs

Ah, para vocês saberem, o bolo do bem de marmita fez sucesso!!! Vendemos no último sábado 156 bolinhos e contribuímos com as crianças do Sitio Agar! Ebaaaa!!!Muito bom fazert coisas gostosas e ainda poder ajudar, né?

Não sei na cidade de vocês, mas aqui na minha, do nada esfriou e muuuuito!!! Digno do desenho Frozen! rs

E quando esfria, qual a primeira comida que vem na cabeça de vocês??? Hein??? Fondue, certo? E se eu apresentar para vocês uma outra alternativa igualmente deliciosa?

Quem já ouviu falar em Raclette??? Yummy!!!!

Eu nunca tinha experimentado, até que um querido casal de amigos nos convidou para uma noite de...Raclette!!! Uau!!!

O Raclette (isso no masculino) é um tipo de queijo suíço, consistência média, feito de leite de vaca que, quando derretido fica cremoso, um pouco mais consistente que a mistura de fondue.

A Raclette (isso no feminino) é um prato típico suíço feito à base do queijo Raclette. O queijo é fatiado e cada convidado coloca sua fatia sobre um tipo de petisqueira (um tipo de pazinha triangular/quadrada com bordas e um cabo) que é levado a uma base quente (esse aparelho ao centro da mesa) Quando derretido, raspamos esse queijo (daí o porquê do nome, racler em francês significa raspar) no prato e acompanhamos com vários belisques. Pelas minhas pesquisas, o pão italiano é mais usado com o fondue, enquanto que na Raclette usamos cogumelos (o Paris ficou muito bom), cebola de cambray (aquela cebola em miniatura), batata inglesa cozida, picles, salsicha em pedaços ou tamanho aperitivo e todos os tipos de frios, salame, preseunto cru e por aí vai até onde sua imaginação deixar...Geralmente colocamos esses acompanhamentos para esquentar na parte de cima desse aparelho enquanto que o queijo é derretido na parte de baixo. Dá para colocar esses acompanhamentos para serem derretidos junto com o queijo...daí fica a gosto do freguês! ;-)

Foto by Márcia V. Falcony
Para todo e qualquer tipo de variação, abaixo segue uma tabela com tudo que vocês podem usam para fazer a Raclette...se não encontrarem esse queijo específico, tem alternativas...Dá para fazer vegetariano, de frutos do mar e de doce tambem.

Agora me fala, uma Raclette gostosa dessa, numa noite de frio, acompanhado do seu amor ou de alguns amigos queridos (ou ambos!), regado a um delicioso vinho tinto...o que mais você poderia querer? Sobremesa é claro!!! Para fechar com chave de ouro a noite, né? Não foi a nossa alternativa mas pelo que pesquisei, há quem coloque pedaços de chocolate, pedaços de marshmellow (desses que compramos em supermercado), frutas e biscoitos.

Mas agora vamos falar da minha sobremesa...Quando surgiu o convite para essa noite de Raclette, a minha "amiganfitriã", perguntou entre outras coisas se eu já tinha feito ou se eu tinha uma receita boa de mousse de doce de leite, pois, tinha comido uma em um restaurante e jurou que poderia comer a travessa toda de tão boa que estava...rs Exagerada! Como eu nunca tinha comido e nem tinha nenhuma receita, resolvi inventar...e não é que ficou MARAVILHOSA!!!

Bora aprender?

Mousse de Doce de Leite Argentino com Calda de Chocolate (a receita da calda)

- 1 pote de Doce de Leite Argentino
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
- 2 claras batidas em ponto de neve com 2 colheres de sopa de açúcar

Coloque o doce de leite na batedeira e deixe batendo (mais ou menos uns 7 mins) enquanto você hidrata e derrete a gelatina de acordo com as instruções que constam na embalagem do fabricante.
Uma vez derretida, misture o creme de leite sem soro e incorpore delicadamente com um fouet (não lembra o que é? acesse o mesmo link da receita da calda e descubra) as claras batidas em ponto de neve.
Coloque em uma travessa/refratário ou faça porções individuais colocando em potes bonitos.
Você pode comer assim puro ou colocar um pouco da calda de chocolate amarga para acompanhar. Juro, ficou divino!!! 

Voilá! Olha que delícia! Melhor que olhar é só fazer e desgustar!!! 

Bom apetite!



Mas e daí? Você sabia que:

- para acompanhar a Raclette nada melhor que um bom vinho, há quem prefira os brancos, mas não posso negar que um delicioso Pinot Noir levemente resfriado ficou PERFEITO!!! Há os que prefiram cervejas mais fortes também;

- o doce de leite, tal qual outras iguarias, tem origem incerta, alguns dizem que é argentino, outros brasileiro, uruguaio, mexicano, enfim, o certo é que ele surgiu por acaso. A versão que eu mais encontrei e gostei foi de que a empregada do então governador de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas, por volta do ano de 1830, estava preparando um leite com açúcar para ele e esqueceu-se da preparação no fogo, quando voltou já teria se formado algo parecido com o que é o doce de leite hoje;

- quer comer um doce de leite gostoso e caseiro, sabe quais são os segredos? Paciência, pois leva mais ou menos umas 3 horas para ser feito; e bicarbonato de sódio, pois esse diminui a acidez do leite e faz com que ele fique cremoso e escuro. Sim, quanto mais bicarbonato você usar, mais escuro ele vai ficar;

- para fazer doce de leite, a proporção que usamos mais ou menos para fazer doce de leite é de 1 litro de leite para 250 gramas de açúcar, 3 gramas de bicarbonato de sódio (para ficar igual ao argentino) e 1 fava de baunilha. Leve para ferver o leite com o açúcar, ferveu? Acrescente o bicarbonato e continue mexendo...umas 2 horas depois vai começar a ficar mais cremoso, acrescente a fava de baunilha e deixe ferver até o ponto desejado,, geralmente quando está com uma cor castanho-caramelado;

- tá com preguiça e não quer fazer o doce de leite? tá com preguiça de ir ao supermercado comprar o doce de leite argentino? Pegue uma lata de leite condensado, coloque em uma panela de pressão, cubra com água, tampe e deixe por 40 minutos na pressão. Desligue, deixe esfriar BEM (pelo amor de Deus, NUNCA, NUNCA, abra uma lata ainda quente, jamais!), ok? O sabor não é o mesmo mas com certeza é delicioso!

- se colocar essa mousse no freezer vira um delicioso sorvete? ;-)


Que tal? Gostaram?


Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!


Beijos!



Um comentário:

Olá! Seja muito bem vindo(a)! Deixe aqui seu comentário que logo, logo eu respondo! Obrigada! ;-)