Sabe o que me faz, do outro lado da vitrine, salivar igual cachorro olhando frango de TV???(sabe aquelas máquinas que ficam com o frango assando e girando??? Pois é!)
Vamos lá! Dou-lhe uma? Dou-lhe duas? Dou-lheeee três!!!!
TORTA DE MORANGO!!!!
Ou como dizia meu filho quando era pequeno (agora já é um "mocinho" de 7!rs), "Torta de Molangolango"! rs Adooooro!
Sempre é ele de um lado e eu do outro babando sempre que vamos na padaria e vemos aquelas tortas com aqueles morangos exuberantes, grandes, brilhantes, bonitos, prontos para desfilarem perante nossos olhos!!!! Affff...só de imaginar dá vontade de comer umas dez!!!
Já sei, gula é pecado...mas se você considerar que a vida é curta, academia existe para malhar e queimar as gordurinhas extras, que mal tem, de vez em quando, se lambuzar, cair de boca em uma, ou duas ou três... deliciosas tortas de morango??? Hein, hein???
Dito e feito, saímos da padoca com meia dúzia de tortinhas deliciosas e nos acabamos de comer torta por 2 dias...Yummy!!!!
Semana seguinte, estávamos de novo saindo da padoca com mais meia dúzia de tortinhas...
Terceira semana o marido teve um chilique! Morango sem ser orgânico não entra mais em casa!!!
E ele tem razão, o morango, aqui no Brasil, é um dos alimentos com maior índice de agrotóxicos, ficando somente atrás do pimentão!!! Acreditam??? Pois é...muito triste isso! Pimentão, morango e uva, prefiram sempre os orgânicos! São bem menores (sim aquele morango gigante da vitrine só chegou àquele tamanho infelizmente às custas de uma quantidade bestial de agrotóxicos :-( ), estragam rápido mas a nossa saúde vale mais, né!!!? ;-)
Pois bem, fui desafiada pelo marido e pelo filho a fazer uma torta tão boa, tão gostosa, tão saborosa e tão atrativa quanto a da padoca! Afinal a maioria das receitas falava que era gelatina de morango na cobertura e eu tinha certeza que não era, nem por consistência e nem por sabor!
Fui atrás de várias receitas, mas nenhuma tinha AQUELE sabor da (torta) da padoca! Até que...tchantchantchammmmm!!!
Me deparei com A receita do Felipe Benjamim Abrahão, neto do saudoso e querido superhiperultra padeiro e confeiteiro Benjamim Abrahão que deixou várias padocas em São Paulo que continuam fazendo sucesso.
Sabe aquela receita tudo de bom? Combinada com o meu creme que uso para recheio de tortas e pavês: Huhuuuuu!!!! Fiz, testei e recebi MUITOS elogios! Sogro pediu bis e até marmitinha pra casa levou! I-G-U-A-L-Z-I-N-H-A à da padoca, ou melhor, M-E-L-H-O-R que a da padoca, pois a minha era de morangos orgânicos!!! ;-) Imagine a alegria!!!!
Bora fazer???
Massa:
- 500 gramas de farinha de trigo;
- 1 e mais 1/3 de xícara de chá de manteiga (coloquei 200 gramas);
- 1 xícara de chá de açúcar;
- casca ralada de um limão (fica muuuuito bom, mas é dispensável);
- 1 ovo
- 1 pitada de sal;
Você pode fazer o processo tradicional em uma superfície limpa, fazer um buraco e adicionar a manteiga, o açúcar , as raspas de limão, misturar e juntar o ovo; ou, pode como eu colocar todos os ingredientes na batedeira (líquidos primeiro e depois a farinha) e bater com aquela pá especial para massas mais pesadas. Independente do método, faça uma bola com a massa e coloque-a em um ziploc e leve à geladeira por uma hora.
Depois desse tempo, pegue pedaços de massa e forre fundo de mini forminhas (de preferência de fundo falso para melhor desenformarem). No meu caso, como não tinha forminhas o suficiente para toda massa, apelei para forma de cupcakes mesmo.
Faça alguns furinhos na base (para não estufar) e leve para assar em forno médio, mais ou menos uns 200 graus por uns 10 minutos. Reserve e deixe esfriar.
Faça alguns furinhos na base (para não estufar) e leve para assar em forno médio, mais ou menos uns 200 graus por uns 10 minutos. Reserve e deixe esfriar.
Super Hiper Cremoso Delicioso Creme (essa receita é minha, creme que eu uso para recheios de tortas e pavês)
Essa receita você encontra justamente no meu post com a receita do Pavê da Dé
Geleia de Brilho para cobrir a torta
- 1 copo de água;
- 1 limão;
- 2 colheres de sopa de glucose de milho;
- 1 e mais 1/4 de xícara de chá de açúcar;
- 1/4 de xícara de chá de amido de milho dissolvido em 7 colheres de sopa de água fria;
- corante vermelho;
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até ferver e engrossar ligeiramente.
Montagem:
Depois de assada a tortinha, cubra com o super hiper delicioso recheio, coloque um morango inteiro no meio e coloque morangos partidos em volta, coloque a geleia de brilho por cima e salpique castanha de caju em volta!
Voilá!!!!!
Olha que delícia!!! Não dá vontade de comer TUDO????? Yummyyyyyy!!!!!!
Bom apetite!
- o morango é uma frutinha vermelha produzida pelo morangueiro e cresce de forma rasteira;
- o morango é originário da Europa e suas origens são de 200 A.C...mas só foi realmente cultivado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, em torno de 1750;
- o morango é uma frutinha super saudável? Além de ser pouco calórica (cerca de 40 calorias por 100 gramas) e possuir fibras (cerca de 2.5 gramas de fibras por 100 gramas de morango), ele ajuda a diminuir o risco de ataque cardíaco pois neutraliza os radicais livres; fortalece o sistema imunológico; riquíssimo em vitamina C auxilia na prevenção de perda de memória; evita o envelhecimento precoce; é rico em cálcio, ferro, silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e
vitamina K que controlam desde a produção de hormônios até o
funcionamento do coração e do cérebro;
- é uma fruta super versátil, podemos usá-la em sucos, sorvetes, bolos, tortas, pavês, geleias e máscaras faciais!
- segundo uma pesquisa do Instituto Americano de Pesquisas para o Câncer, o seu consumo pode ajudar na prevenção do câncer, pois possui uma substância que protege o DNA de mutações e evita a formação de novos vasos sanguíneos.
Precisam de mais alguma desculpa para consumir morangos? Orgânicos, hein?
Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!
Beijos,
Dé
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja muito bem vindo(a)! Deixe aqui seu comentário que logo, logo eu respondo! Obrigada! ;-)