terça-feira, 31 de março de 2015

Torta de Banana 21 = (10+10+1) e / 3 + 2

Torta de Banana 21 = (10+10+1) e / 3 + 2

Que nome é esse??? Que torta é essa? 

Até você aí que cabulou aquelas aulas de matemática vai conseguir fazer...tudo conta simples, quer ver?! rs

Você precisará de poucos ingredientes ovo, farinha, açúcar, fermento, baunilha e manteiga sem sal....ah claro...e a banana ;-) Banana bem madura, aquela que você olha e tá quase passada.

Bora lá?

Em uma tigela misture 10 colheres de sopa de farinha de trigo + 10 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de sopa de fermento em pó. 

Ao total teremos 21 colheres de pó, certo? Divida  21 por 3...quanto dá? 7 colheres certo? É isso aí, 3 camadas de 7 colheres cada, intercaladas com banana nanica, ou seja 3 camadas de pó com 2 camadas de banana.
Você pega uma forma ou um pirex e unta com manteiga sem sal. Espalhe 7 colheres desse pó de farinha+açúcar+fermento, espalhe fatias de banana nanica cortadas no sentido do comprimento, espalhe mais 7 colheres desse pó, depois espalhe mais fatias de banana e finalize com 7 colheres de pó.

Numa tigelinha, bata ligeiramente com um garfo 1 ovo com uma colher de sopa de farinha com 1 colher de chá de baunilha. Com o auxílio da colher despeje sobre as camadas um pouco em cada lugar. Pegue 1 colher de sopa de manteiga sem sal e pique em micro dadinhos (como os da foto abaixo) e espalhe sobre a mistura toda. 

Forno a 180 graus por uns 30 minutinhos ou até estar assim:

Voilá! Yuuuuuuuuuummyyyyyyyy!!!! Quer um pedacinho?
Vai um pedacinho dessa deliciosa Torta de Banana?
Vocês não tem idéia de como fica gostosa essa torta, ainda mais geladinha!!!! Não pense ou se assuste que está crua ou que aparece um pouco de farinha...é isso mesmo...uma torta SUPER simples e SUUUUUUUUUUUPER gostosa!!!!

Mas e daí? Você sabia que...


- banana é uma das frutas mais consumidas no mundo? Sim, pelo fácil e barato cultivo (daí a expressão "a preço de banana") é consumida em 130 países. Originou-se no Sudeste do Continente Asiático cerca de 600 anos antes de Cristo;
- no Brasil, ela só perde para a laranja que é o fruto mais produzido e consumido;

- existem vários tipos de banana, as mais comuns são maçã (ótima para comer pura, ao natural e fazer purês), prata (ótima para assar e fritar, podendo ser consumida ao natural também), nanica (indicada para doces e bolos, podendo ser consumida ao natural também) e a da terra (ótimas para cozinhar, fritar ou assar, NUNCA ser consumida pura).
- banana é uma fruta completa e muito rica, rica em fibras (ajuda a regular o intestino), potássio (responsável por reduzir a pressão arterial e diminuir caimbras), ferro (combate a anemia), vitamina C e vitamina A (melhora a visão).


Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!

Beijos!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Lá vem o Pato...

"Lá vem o Pato, pata aqui, pata acolá..." Quem não se lembra dessa música de Vinicius de Moraes "O Pato"? E com ela, nosso prato da semana...

Você gosta de pato? Eu A-D-O-R-O!!! 

Para desespero dos amigos vegetarianos, sempre que vejo um patinho na lagoa, já o imagino no prato...rs: Pato Laqueado à Moda de Pequim (um dos pratos mais tradicionais da China), Pato assado, Confit du Canard (que nada mais é do que pato confitado na própria gordura - tenho uma receita fantástica!!!), Rolinho Primavera de Pato, Pato no Tucupi, Arroz com Pato...enfim, são infinitas e deliciosas possibilidades... Sem falar no famoso Foie Gras (em francês significa fígado gordo), uma das mais requintadas iguarias da culinária francesa!

Por sempre figurar nos cardápios de elegantes e caros restaurantes, geralmente franceses, há um mito de que seja caro e de difícil preparo. Só que não! Hoje em dia encontramos com mais facilidade nos supermercados (vem em blisters congelados, de uma empresa que só comercializa cortes de patos) e com essa super receita abaixo você vai se impressionar e impressionar seus convidados!

Mas hoje meu prato não vem da França e sim de Portugal: Arroz de Pato à Portuguesa

 

Um prato saborosíssimo que impressiona a todos pelo aroma, aspecto e sabor, hummmm!!! Façam, não vão se arrepender! Essa receita não tem erro, todas as vezes que faço, fica com o mesmo sabor delicioso!

Bora fazer? 

Arroz de Pato à Portuguesa 

Você vai precisar de 2 coxas e sobrecoxas de pato (mais ou menos 500 gramas) e vai temperá-las com 2 dentes de alho espremido, folhas de alecrim, tomilho e louro, sal e pimenta do reino à gosto. Deixe no tempero umas 2 horas.

 Depois esquente bem uma frigideira e coloque o pato com a pele virada para baixo para que a gordura derreta e a pele fique dourada e crocante, vire e frite um pouco mais do outro lado. Reserve a gordura e coloque o pato em uma panela de pressão com 1 cebola, 1 talo de salsão, 1 cenoura, 1 dente de alho e cubra com água. Tampe e depois que ganhar pressão (começar a apitar) deixe uns 20 minutinhos. 

Desligue e abra com cuidado um pouco depois. Pegue o caldo do cozimento, coe e reserve. Com o pato, descarte a pele e o osso e desfie toda a carne.

Em uma panela à parte coloque um pouco da gordura derretida do pato (ou se preferir um pouco de azeite de oliva) e refogue 1 cebola, 4 dentes de alho espremidos, 1 bandeja de shitake (lavado, sem cabo e cortado em 4 partes), 100 gramas de linguiça portuguesa (na falta pode substituir por paio), 50 gramas de bacon (ingrediente dispensável, mas eu gosto de colocar), 1 tomate picado sem sementes e o pato desfiado. Acrescentar meia xícara de arroz cru (eu uso arroz bomba que é o mesmo que usa para paella - pode ser agulhinha ou mesmo o parboilizado de risotto), mexer e adicionar 150 ml de vinho branco. Depois que o vinho evaporar, vá acrescentando aos poucos aquele caldo riquíssimo da cocção do pato. Se ele acabar e o arroz ainda não tiver no ponto, acrescente água fervente. Quase no final do cozimento, adicione 1/2 xícara de ervilha, mais 1 tomate picado sem semente, 1/2 xícara de azeitonas pretas e acerte o sal e a pimenta.

Voilá!!! Gostou? Viu como é fácil? Neste último sábado preparei essa receita em uma hora e meia...tranquilo, né? Olha que delícia!!!!

Arroz de Pato à Portuguesa

Mas e daí? Você sabia que...

- com muita tristeza vou acabar com um referencial da sua infância! Você sabia que o Pato Donald não é um pato e sim um marreco??? Nãaaao??? Nem eu...rs Para minha "decepção", descobri hoje...rs

- o pato é irmão "quase gêmeo" do marreco e primo distante do frango. O pato tem a carne mais escura, sabor mais intenso e mais gordura que o frango.

- como falei o pato é muito parecido com o marreco, o que os diferencia é uma protuberância perto das narinas (o dos marrecos é liso), sem falar que o pato é um pouco maior e mais rechonchudo que o marreco. Os patos costumam medir entre 45 e 80 cms enquanto que os marrecos crescem até os 50 cms.

- tem anemia? Entre o pato e o frango, fique com o pato! Ele possui 4 vezes mais ferro que o seu primo frango! Ah e para os hipertensos ele tem 3 vezes menos sódio. :-)

- para harmonizar com esse super prato de pato, o marido sugere um vinho tinto encorpado de preferência português ou espanhol. Comemos com um vinho reserva do Priorat (região da Catalunha no nordeste da Espanha). :-)

Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!

Beijos!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pão de Queijo de Frigideira ou Crepioca???

Semana passada foi tensa, foi corrida...desde filho saindo em excursão e deixando a mãe aqui com o coração na mão, passando pela assistente que ficou de licença por mais de uma semana, passando por eu ter prometido ficar 1 semana inteirinha sem doce( ????) até chegar na peça aqui, euzinha, esquecer um celular novinho no capô do carro e sair dirigindo...A propósito, nunca deixem celular no capô do carro para guardar compras, nunca!!! Fica a dica! ;-) Pois é, e com o celular foram as minhas fotos, meus posts, minhas anotações, minhas lágrimas...desespero total!!

Por isso semana passada virou sinônimo de praticidade em todos os sentidos! Começando com o café da manhã...

Para quem me conhece, sabe que o café da manhã aqui é digno de capa de Caras, banquete de reis e rainhas, enfim, é todo um cerimonial: suco natural feito na hora (de preferência melância por ter menos caloria), fruta fresca picada no prato, omelete de claras, tapioca com mussarella de búfala e ovo trufado, iogurte, café, leite e às vezes waffle que o filhote pede. Ufa! Café em 10 minutos??? Nem pensar, aqui ele dura quase uma hora...rs

Mas voltando ao tema praticidade...estava eu, navegando na internet semana passada, quando vi um post compartilhado de uma amiga que compartilhou de outra e por aí foi...Uma mulher ensinando a fazer pão de queijo de frigideira ou seria uma crepioca???

Como sou fissurada em pão de queijo e precisava encurtar um pouco a rotina do café da manhã, fiquei curiosa e com água na boca...peguei minha frigideira, meus ingredientes e fui testar.

E não é que ficou bom??? Fiz pequenas modificações e gostei muito do resultado!!! Não é AQUELE pão de queijo, mas faz as vezes! Rs

Bora preparar? Abaixo segue receita para uma pessoa, ok?

Pão de Queijo de Frigideira

- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de tapioca 
- 1 colher de requeijão light ou catupiry light;
- 1 fatia de mussarela de búfala ou qualquer outro queijo como mussarela, parmesão;
- sal a gosto;

Você pode misturar tudo à mão ou bater no mixer como eu fiz. Esquentar uma frigideira, não é necessário untar e despejar essa mistura...

Voilá!!! Vai ficar com aspecto de omelete mas o sabor...hummm, Yummy!!! Deixo para vocês me falarem depois!

Crepioca ou Pão de Queijo de Frigideira?

 Mas e daí? Você sabia que...

- NÃO PODE DEIXAR CELULAR NO CAPÔ DO CARRO e sair andando de carro, pois existe a lei da gravidade X lei da velocidade + motorista estressado/lesado que vai acabar com o seu celular, ok?

- Há 3 tipos de café da manhã, o continental, o americano e o colonial ou tropical.
O continental inclui geralmente café, leite, chá ou suco, pão, manteiga e geléia. 
O americano, além dos ítens anteriores, oferecem também fruta, ovos, cereais e frios.
O colonial ou tropical é o que encontramos com fartura em muitos hotéis 5 estrelas com máxima variedade de frutas, pães, bolos, cereais, iogurtes, queijos e tortas. 
Isso não é regra, as vezes encontramos um continental com frutas ou algum outro item do americano, ok?

- tapioca ou beiju é uma iguaria brasileira, de origem indígena que foi descoberta em Pernambuco (um dos estados do nosso lindo Nordeste brasileiro) feita com a fécula, farinha extráida da mandioca (aaaamo!) que nada mais é do que um tubérculo (caule que fica embaixo da terra ou raiz). O nome tapioca pode referir-se tanto à fécula quanto ao prato em si.

- a tapioca virou a queridinha das pessoas que estão querendo emagrecer por ser mais saudável que o pão, por não conter glúten e por dar mais saciedade. Pode ser consumida também por diabéticos.

- mas por que o glúten virou vilão? Ele é encontrado em alimentos que levam trigo, centeio, cevada e aveia. A título de curiosidade, a gliadina, uma proteína presente no glúten,  colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. 

- vocês lembram da linda historinha da mandioca nas aulas de Educação Moral e Cívica que tínhamos na escola?? O porquê do nome? Ëra uma vez uma indiazinha linda, toda branquinha, ao contrário dos demais indiozinhos, chamada Maní. Ela era uma menininha quieta, sorridente que um dia adoeceu, morreu e foi enterrada na própria oca, como era costume entre os índios Tupis. Um dia perceberam que no lugar onde foi enterrada a indiazinha, brotava uma plantinha desconhecida que cresceu rapidamente, com caule forte, raízes grossas e morenas com polpa branquinha da cor de Mani. Da terra da oca de Mani surgiu uma nova e saborosa planta que os índios resolveram chamar de mani-oca". Não é lindinha a história???

Que tal? Gostaram?
Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!

Beijos! 

Hoje, 01/09/2015, adicionando a linda foto tirada pela querida amiga e fotógrafa Márcia V. Falcony da nossa receita de Crepioca feita em máquina de Waffles: :-)

Foto: Marcia V. Falcony
 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Venham ver como dão mel as abelhas do céu...

"Venham ver como dão mel as abelhas do céu... "

O título do nosso post de hoje é um trecho da música "As Abelhas" do mestre Vinícius de Moraes do álbum "A Arca de Noé"... Por esse título já conseguimos imaginar o delicioso ingrediente que irá aparecer no nosso post extraordinário de hoje, né?

Por falar em post de hoje, esse é dedicado a dois eventos muito importantes para mim: hoje, 04 de março, se meu querido e amado pai estivesse vivo, completaria 84 anos...Ele adorava os meus bolos, principalmente esse que, além de delicioso, é um bolo simples, "bolo branco" como ele chamava...sem coberturas extravagantes nem recheios melequentos...rs 

Meu pai era um ser humano fantástico, um dos homens mais cultos, mais generosos e mais bem-humorados que esse mundo já viu...razão pela qual, com certeza o céu deve estar em festa! A saudade e o amor são infinitos! :-) Pai, esse bolo vai para você!!!

Agora um evento que me deixou muito feliz é que ontem, como pouco mais de 1 mês e meio de vida, nosso delicioso blog já alcançou 1000 visitas! Fiquei MUITO feliz!!! Que venham as próximas 10.000!!!

E para comemorar isso, vou compartilhar com vocês uma receita de um DELICIOSO Bolo de Mel que eu aprendi há muitos anos quando eu ainda estava na 8a. série...

Bora lá? Como falei é super simples, porém muito gostoso!

 Bolo de Mel
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha
- 1/2 xícara de mel
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento

Bata as claras em neve. Em outro recipiente misture todos os ingredientes peneirados e por último junte as claras em neve e o fermento. Não esquecer de peneirar os ingredientes, ok? Coloque em uma forma untada de manteiga e farinha e leve para assar em forno preaquecido a 190 graus. Saindo do forno cubra, se quiser, com a calda de chocolate abaixo:

Leve ao fogo médio, meia xícara de açúcar, meia xícara de leite, 3 colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de manteiga sem sal. Não mexa para não correr o risco de açucarar. Deixe ferver por uns 5 minutos. Prontinho a calda está pronta. Espalhe sobre o bolo e reserve um pouco para esquentar e despejar sobre a fatia quando for comer...é um ultraje! rs
Voilá! Ficou com vontade? Dá uma olhada:

Delicioso  Bolo de Mel

 Mas e daí? Você sabia que...
- "O mel é feito pelas abelhas a partir do pólen das flores, um processo que é benéfico tanto para a abelha, já que resulta no seu alimento, como para a flor, que com a disseminação do pólen, tem garantida a sobrevivência da sua espécie. Mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que, dependendo da planta que foi utilizada, as propriedades nutricionais do mel podem ser diferentes. Desde o sabor até os efeitos terapêuticos. (do site www.emporiodomel.com.br) 

Há dezenas de tipos de méis...o de flores do campo, flores de eucalipto, flores de laranjeira, flores de uva-japão, mel de abelha jataí são os mais comuns.

- Para essa receita eu usei mel silvestre.

Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!
Beijos!
 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Robalo com Crosta de Amêndoas com Purê de Mandioquinha Trufado!

Robalo com Crosta de Amêndoas com Purê de Mandioquinha Trufado!


O nome já é pomposo, né? Imagine então o sabor e o impacto que causará nos seus convidados!

Nós, eu, marido e casais de amigos, sempre gostamos de frequentar um restaurante muito bom em São Paulo que sempre ganhava prêmios (não sei se ainda ganha pois já não somos mais tão habitués, rs!)...tinha uma entrada de legumes grelhados e embutidos regados com uma azeite temperado que era fantástico...mas como gula pouca é bobagem, íamos em rumo do prato principal!

Eu que já gosto de coisas mais exóticas sempre pedia o Carré de Javali com o Purê de Mandioquinha trufado que convenhamos, não é um prato facilmente reproduzível em casa, né?

O marido pedia o Robalo com Crosta de Amêndoas que vinha com alguns legumes grelhados regados num molho de limão siciliano se eu não me engano....o prato era fantástico mas o acompanhamento nem tanto...Tanto que ele sempre roubava (como sempre faz até hoje, rs) um pouco do Carré e metade do Purê! rs

Daí vimos que: ESSE ROBALO + ESSE PURÊ = MELHOR COMBINAÇÃO DE TODAS

Eu como sou pouco curiosa, fui atrás dessa receita...fuçei na internet e achei umas simples mas que não condiziam com o aroma e sabor daquele prato, experimenta daqui, testa dali e eis que, tchan, tchan, tchan, tchaaaaam!!!!

Eis a mais deliciosa receita de Robalo com crosta de Amêndoas que vocês vão achar!!!

Borá lá fazer??? 


Purê de Mandioquinha Trufado
- 500 gramas de mandioquinha sem casca;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 tablete de caldo de legumes;
- 1/2 cebola bem picada (se não gosta de cebola, pode dispensá-la);
- 1/2 de xícara de leite (a quantidade de leite pode aumentar ou diminuir de acordo com a sua preferência sobre a consistência do purê);
- 1/2 de xícara de creme de leite fresco;
- 3 colheres de sobremesa de azeite trufado;
- salsinha e cebolinha picadas a gosto;

Cozinhe a mandioquinha em água e no tablete de caldo de legumes até ficar bem macia. Escorra a água e ainda quente, passe a mandioquinha pelo espremedor. Refogue e cebola com um pouco de azeite e depois junte a mandioquinha esprimida, o leite e o creme de leite e mexa até engrossar. Depois de pronto acrescente a cebolinha, a salsinha e 1 e 1/2 colheres de azeite trufado. Na hora da montagem do prato, coloque o purê e regue com o restante do azeite trufado.

Filé de Robalo com Crosta de Amêndoas
- 500 gramas de robalo;
- alho esprimido, limão, sal e pimenta para temperar o peixe;
- 2 fatias de pão de forma sem casca e torrado (levo o pão de forma no forno até virar torrada e o utilizo ainda quente);
- 60 gramas de farinha de amêndoas torradas;
- 3 colheres de sopa de manteiga com sal;
- 4 dentes de alho cozidos com casca no azeite (coloco os dentes em um potinho de vidro, cubro com azeite e levo ao forno até eles estarem bem macios, acho que aprox. 15 mins.);
- 1 punhado de folhas (não use os cabinhos) de tomilho;
- 1 punhado de folhas (não use os cabinhos) de alecrim;

Jogue o robalo, o alho, o limão, o sal e a pimenta em um saquinho ziploc e deixe na geladeira marinando por 30 minutos pelo menos para pegar o tempero. Enquanto isso você cuida da crosta de amêndoas.
Triture junto todos os ingredientes, as amêndoas, a manteiga, o purêzinho de alho (alho sem a casca) o tomilho e o alecrim, até virar uma pasta cremosa e consistente.
Frite os files de robalo em pouco óleo bem quente por uns 3 minutos cada lado. Seque bem e passe a pasta sobre os files apertando para criar uma capa firme. Desenhe losangos com uma faca e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por mais ou menos uns 15 minutos até a crosta estar dourada e crocante.
Coloque em um prato o robalo, (abaixo coloquei numa tigela de barro que é a mesma que levei ao forno), coloque o purê de mandioquinha ao lado e regue o purê com azeite trufado!
Voilá! Olha que chique, lindo, delicioso...chegou o aroma aí?

Delicioso Robalo com Crosta de Amêndoas com Purê de Mandioquinha Trufado

 Mas e aí? Você sabia que...
- Robalo é o nome mais conhecido...mas em algumas regiões do Nordeste ele também é conhecido por Barriga Mole ou Camurim; Indo um pouco mais além, a palavra "Robalo"é oriunda de "lobarro" que é aumentativo de "lobo"...viu, nosso Blog também é cultura! ;-)

- Essa não é uma receita barata, o Robalo é um dos peixes de carne branca mais caros no mercado e não é em todo lugar que se acha....portanto se não achar, pode substituir por Filé de Saint Peter (Tilápia) e peça para o peixeiro cortar em filés altos;

-O mesmo acontece com a amêndoa...se não achar ou se achar cara demais, substitua por castanha de caju;

- Nooooossa, mas é trabalhoso e demorado né? Um pouco...mas vale a pena, além disso, pense que você pode deixar várias coisas preparadas com antecedência. Por exemplo, o peixe você já pode deixar frito (sem a pasta em cima), a pasta de amêndoa e o purê (sem o azeite) também podem ser preparados com antecedência. Daí é só impressionar os convidados colocando a pasta de amêndoa em cima, levando ao forno e trufando o purê na hora de servir...

Gostaram? Espero que sim!
Queridas e Queridos, beijos e até a próxima semana!