segunda-feira, 16 de março de 2015

Pão de Queijo de Frigideira ou Crepioca???

Semana passada foi tensa, foi corrida...desde filho saindo em excursão e deixando a mãe aqui com o coração na mão, passando pela assistente que ficou de licença por mais de uma semana, passando por eu ter prometido ficar 1 semana inteirinha sem doce( ????) até chegar na peça aqui, euzinha, esquecer um celular novinho no capô do carro e sair dirigindo...A propósito, nunca deixem celular no capô do carro para guardar compras, nunca!!! Fica a dica! ;-) Pois é, e com o celular foram as minhas fotos, meus posts, minhas anotações, minhas lágrimas...desespero total!!

Por isso semana passada virou sinônimo de praticidade em todos os sentidos! Começando com o café da manhã...

Para quem me conhece, sabe que o café da manhã aqui é digno de capa de Caras, banquete de reis e rainhas, enfim, é todo um cerimonial: suco natural feito na hora (de preferência melância por ter menos caloria), fruta fresca picada no prato, omelete de claras, tapioca com mussarella de búfala e ovo trufado, iogurte, café, leite e às vezes waffle que o filhote pede. Ufa! Café em 10 minutos??? Nem pensar, aqui ele dura quase uma hora...rs

Mas voltando ao tema praticidade...estava eu, navegando na internet semana passada, quando vi um post compartilhado de uma amiga que compartilhou de outra e por aí foi...Uma mulher ensinando a fazer pão de queijo de frigideira ou seria uma crepioca???

Como sou fissurada em pão de queijo e precisava encurtar um pouco a rotina do café da manhã, fiquei curiosa e com água na boca...peguei minha frigideira, meus ingredientes e fui testar.

E não é que ficou bom??? Fiz pequenas modificações e gostei muito do resultado!!! Não é AQUELE pão de queijo, mas faz as vezes! Rs

Bora preparar? Abaixo segue receita para uma pessoa, ok?

Pão de Queijo de Frigideira

- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de tapioca 
- 1 colher de requeijão light ou catupiry light;
- 1 fatia de mussarela de búfala ou qualquer outro queijo como mussarela, parmesão;
- sal a gosto;

Você pode misturar tudo à mão ou bater no mixer como eu fiz. Esquentar uma frigideira, não é necessário untar e despejar essa mistura...

Voilá!!! Vai ficar com aspecto de omelete mas o sabor...hummm, Yummy!!! Deixo para vocês me falarem depois!

Crepioca ou Pão de Queijo de Frigideira?

 Mas e daí? Você sabia que...

- NÃO PODE DEIXAR CELULAR NO CAPÔ DO CARRO e sair andando de carro, pois existe a lei da gravidade X lei da velocidade + motorista estressado/lesado que vai acabar com o seu celular, ok?

- Há 3 tipos de café da manhã, o continental, o americano e o colonial ou tropical.
O continental inclui geralmente café, leite, chá ou suco, pão, manteiga e geléia. 
O americano, além dos ítens anteriores, oferecem também fruta, ovos, cereais e frios.
O colonial ou tropical é o que encontramos com fartura em muitos hotéis 5 estrelas com máxima variedade de frutas, pães, bolos, cereais, iogurtes, queijos e tortas. 
Isso não é regra, as vezes encontramos um continental com frutas ou algum outro item do americano, ok?

- tapioca ou beiju é uma iguaria brasileira, de origem indígena que foi descoberta em Pernambuco (um dos estados do nosso lindo Nordeste brasileiro) feita com a fécula, farinha extráida da mandioca (aaaamo!) que nada mais é do que um tubérculo (caule que fica embaixo da terra ou raiz). O nome tapioca pode referir-se tanto à fécula quanto ao prato em si.

- a tapioca virou a queridinha das pessoas que estão querendo emagrecer por ser mais saudável que o pão, por não conter glúten e por dar mais saciedade. Pode ser consumida também por diabéticos.

- mas por que o glúten virou vilão? Ele é encontrado em alimentos que levam trigo, centeio, cevada e aveia. A título de curiosidade, a gliadina, uma proteína presente no glúten,  colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. 

- vocês lembram da linda historinha da mandioca nas aulas de Educação Moral e Cívica que tínhamos na escola?? O porquê do nome? Ëra uma vez uma indiazinha linda, toda branquinha, ao contrário dos demais indiozinhos, chamada Maní. Ela era uma menininha quieta, sorridente que um dia adoeceu, morreu e foi enterrada na própria oca, como era costume entre os índios Tupis. Um dia perceberam que no lugar onde foi enterrada a indiazinha, brotava uma plantinha desconhecida que cresceu rapidamente, com caule forte, raízes grossas e morenas com polpa branquinha da cor de Mani. Da terra da oca de Mani surgiu uma nova e saborosa planta que os índios resolveram chamar de mani-oca". Não é lindinha a história???

Que tal? Gostaram?
Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!

Beijos! 

Hoje, 01/09/2015, adicionando a linda foto tirada pela querida amiga e fotógrafa Márcia V. Falcony da nossa receita de Crepioca feita em máquina de Waffles: :-)

Foto: Marcia V. Falcony
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem vindo(a)! Deixe aqui seu comentário que logo, logo eu respondo! Obrigada! ;-)