"Lá vem o Pato, pata aqui, pata acolá..." Quem não se lembra dessa música de Vinicius de Moraes "O Pato"? E com ela, nosso prato da semana...
Você gosta de pato? Eu A-D-O-R-O!!!
Para desespero dos amigos vegetarianos, sempre que vejo um patinho na lagoa, já o imagino no prato...rs: Pato Laqueado à Moda de Pequim (um dos pratos mais tradicionais da China), Pato assado, Confit du Canard (que nada mais é do que pato confitado na própria gordura - tenho uma receita fantástica!!!), Rolinho Primavera de Pato, Pato no Tucupi, Arroz com Pato...enfim, são infinitas e deliciosas possibilidades... Sem falar no famoso Foie Gras (em francês significa fígado gordo), uma das mais requintadas iguarias da culinária francesa!
Por sempre figurar nos cardápios de elegantes e caros restaurantes, geralmente franceses, há um mito de que seja caro e de difícil preparo. Só que não! Hoje em dia encontramos com mais facilidade nos supermercados (vem em blisters congelados, de uma empresa que só comercializa cortes de patos) e com essa super receita abaixo você vai se impressionar e impressionar seus convidados!
Mas hoje meu prato não vem da França e sim de Portugal: Arroz de Pato à Portuguesa
Um prato saborosíssimo que impressiona a todos pelo aroma, aspecto e sabor, hummmm!!! Façam, não vão se arrepender! Essa receita não tem erro, todas as vezes que faço, fica com o mesmo sabor delicioso!
Bora fazer?
Arroz de Pato à Portuguesa
Você vai precisar de 2 coxas e sobrecoxas de pato (mais ou menos 500 gramas) e vai temperá-las com 2 dentes de alho espremido, folhas de alecrim, tomilho e louro, sal e pimenta do reino à gosto. Deixe no tempero umas 2 horas.
Depois esquente bem uma frigideira e coloque o pato com a pele virada para baixo para que a gordura derreta e a pele fique dourada e crocante, vire e frite um pouco mais do outro lado. Reserve a gordura e coloque o pato em uma panela de pressão com 1 cebola, 1 talo de salsão, 1 cenoura, 1 dente de alho e cubra com água. Tampe e depois que ganhar pressão (começar a apitar) deixe uns 20 minutinhos.
Desligue e abra com cuidado um pouco depois. Pegue o caldo do cozimento, coe e reserve. Com o pato, descarte a pele e o osso e desfie toda a carne.
Em uma panela à parte coloque um pouco da gordura derretida do pato (ou se preferir um pouco de azeite de oliva) e refogue 1 cebola, 4 dentes de alho espremidos, 1 bandeja de shitake (lavado, sem cabo e cortado em 4 partes), 100 gramas de linguiça portuguesa (na falta pode substituir por paio), 50 gramas de bacon (ingrediente dispensável, mas eu gosto de colocar), 1 tomate picado sem sementes e o pato desfiado. Acrescentar meia xícara de arroz cru (eu uso arroz bomba que é o mesmo que usa para paella - pode ser agulhinha ou mesmo o parboilizado de risotto), mexer e adicionar 150 ml de vinho branco. Depois que o vinho evaporar, vá acrescentando aos poucos aquele caldo riquíssimo da cocção do pato. Se ele acabar e o arroz ainda não tiver no ponto, acrescente água fervente. Quase no final do cozimento, adicione 1/2 xícara de ervilha, mais 1 tomate picado sem semente, 1/2 xícara de azeitonas pretas e acerte o sal e a pimenta.
Voilá!!! Gostou? Viu como é fácil? Neste último sábado preparei essa receita em uma hora e meia...tranquilo, né? Olha que delícia!!!!
![]() |
Arroz de Pato à Portuguesa |
Mas e daí? Você sabia que...
- com muita tristeza vou acabar com um referencial da sua infância! Você sabia que o Pato Donald não é um pato e sim um marreco??? Nãaaao??? Nem eu...rs Para minha "decepção", descobri hoje...rs
- o pato é irmão "quase gêmeo" do marreco e primo distante do frango. O pato tem a carne mais escura, sabor mais intenso e mais gordura que o frango.
- como falei o pato é muito parecido com o marreco, o que os diferencia é uma protuberância perto das narinas (o dos marrecos é liso), sem falar que o pato é um pouco maior e mais rechonchudo que o marreco. Os patos costumam medir entre 45 e 80 cms enquanto que os marrecos crescem até os 50 cms.
- tem anemia? Entre o pato e o frango, fique com o pato! Ele possui 4 vezes mais ferro que o seu primo frango! Ah e para os hipertensos ele tem 3 vezes menos sódio. :-)
- para harmonizar com esse super prato de pato, o marido sugere um vinho tinto encorpado de preferência português ou espanhol. Comemos com um vinho reserva do Priorat (região da Catalunha no nordeste da Espanha). :-)
- para harmonizar com esse super prato de pato, o marido sugere um vinho tinto encorpado de preferência português ou espanhol. Comemos com um vinho reserva do Priorat (região da Catalunha no nordeste da Espanha). :-)
Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!
Beijos!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja muito bem vindo(a)! Deixe aqui seu comentário que logo, logo eu respondo! Obrigada! ;-)