sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Torta de Molangolango!

Sabe o que me faz, do outro lado da vitrine, salivar igual cachorro olhando frango de TV???(sabe aquelas máquinas que ficam com o frango assando e girando??? Pois é!)

Vamos lá! Dou-lhe uma? Dou-lhe duas? Dou-lheeee três!!!!

TORTA DE MORANGO!!!!


Ou como dizia meu filho quando era pequeno (agora já é um "mocinho" de 7!rs), "Torta de Molangolango"! rs Adooooro!

Sempre é ele de um lado e eu do outro babando sempre que vamos na padaria e vemos aquelas tortas com aqueles morangos exuberantes, grandes, brilhantes, bonitos, prontos para desfilarem perante nossos olhos!!!! Affff...só de imaginar dá vontade de comer umas dez!!!

Já sei, gula é pecado...mas se você considerar que a vida é curta, academia existe para malhar e queimar as gordurinhas extras, que mal tem, de vez em quando, se lambuzar, cair de boca em uma, ou duas ou três... deliciosas tortas de morango??? Hein, hein???

Dito e feito, saímos da padoca com meia dúzia de tortinhas deliciosas e nos acabamos de comer torta por 2 dias...Yummy!!!! 

Semana seguinte, estávamos de novo saindo da padoca com mais meia dúzia de tortinhas...

Terceira semana o marido teve um chilique! Morango sem ser orgânico não entra mais em casa!!!

E ele tem razão, o morango, aqui no Brasil, é um dos alimentos com maior índice de agrotóxicos, ficando somente atrás do pimentão!!! Acreditam??? Pois é...muito triste isso! Pimentão, morango e uva, prefiram sempre os orgânicos! São bem menores (sim aquele morango gigante da vitrine só chegou àquele tamanho infelizmente às custas de uma quantidade bestial de agrotóxicos :-( ), estragam rápido mas a nossa saúde vale mais, né!!!? ;-)

Pois bem, fui desafiada pelo marido e pelo filho a fazer uma torta tão boa, tão gostosa, tão saborosa e tão atrativa quanto a da padoca! Afinal a maioria das receitas falava que era gelatina de morango na cobertura e eu tinha certeza que não era, nem por consistência e nem por sabor!

Fui atrás de várias receitas, mas nenhuma tinha AQUELE sabor da (torta) da padoca! Até que...tchantchantchammmmm!!!

Me deparei com A receita do Felipe Benjamim Abrahão, neto do saudoso e querido superhiperultra padeiro e confeiteiro Benjamim Abrahão que deixou várias padocas em São Paulo que continuam fazendo sucesso.

Sabe aquela receita tudo de bom? Combinada com o meu creme que uso para recheio de tortas e pavês: Huhuuuuu!!!! Fiz, testei e recebi MUITOS elogios! Sogro pediu bis e até marmitinha pra casa levou!  I-G-U-A-L-Z-I-N-H-A à da padoca, ou melhor, M-E-L-H-O-R que a da padoca, pois a minha era de morangos orgânicos!!! ;-) Imagine a alegria!!!!

Bora fazer???

Massa:
- 500 gramas de farinha de trigo;
- 1 e mais 1/3 de xícara de chá de manteiga (coloquei 200 gramas);
- 1 xícara de chá de açúcar;
- casca ralada de um limão (fica muuuuito bom, mas é dispensável);
- 1 ovo
- 1 pitada de sal;

Você pode fazer o processo tradicional em uma superfície limpa, fazer um buraco e adicionar a manteiga, o açúcar , as raspas de limão, misturar e juntar o ovo; ou, pode como eu colocar todos os ingredientes na batedeira (líquidos primeiro e depois a farinha) e bater com aquela pá especial para massas mais pesadas. Independente do método, faça uma bola com a massa e coloque-a em um ziploc e leve à geladeira por uma hora.
Depois desse tempo, pegue pedaços de massa e forre fundo de mini forminhas (de preferência de fundo falso para melhor desenformarem). No meu caso, como não tinha forminhas o suficiente para toda massa, apelei para forma de cupcakes mesmo.
Faça alguns furinhos na base (para não estufar) e leve para assar em forno médio, mais ou menos uns 200 graus por uns 10 minutos. Reserve e deixe esfriar.

Super Hiper Cremoso Delicioso Creme (essa receita é minha, creme que eu uso para recheios de tortas e pavês)
Essa receita você encontra justamente no meu post com a receita do Pavê da Dé

Geleia de Brilho para cobrir a torta
- 1 copo de água;
- 1 limão;
- 2 colheres de sopa de glucose de milho;
- 1  e mais 1/4 de xícara de chá de açúcar;
- 1/4 de xícara de chá de amido de milho dissolvido em 7 colheres de sopa de água fria;
- corante vermelho;
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até ferver e engrossar ligeiramente.

Montagem:
Depois de assada a tortinha, cubra com o super hiper delicioso recheio, coloque um morango inteiro no meio e coloque morangos partidos em volta, coloque a geleia de brilho por cima e salpique castanha de caju em volta!

Voilá!!!!!

Olha que delícia!!! Não dá vontade de comer TUDO????? Yummyyyyyy!!!!!!

Bom apetite!



Mas e daí? Você sabia que:

- o morango é uma frutinha vermelha produzida pelo morangueiro e cresce de forma rasteira;

- o morango é originário da Europa e suas origens são de 200 A.C...mas só foi realmente cultivado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, em torno de 1750;

- o morango é uma frutinha super saudável? Além de ser pouco calórica (cerca de 40 calorias por 100 gramas) e possuir fibras (cerca de 2.5 gramas de fibras por 100 gramas de morango), ele ajuda a diminuir o risco de ataque cardíaco pois neutraliza os radicais livres; fortalece o sistema imunológico; riquíssimo em vitamina C auxilia na prevenção de perda de memória; evita o envelhecimento precoce; é rico em cálcio, ferro, silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K que controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro;

-  é uma fruta super versátil, podemos usá-la em sucos, sorvetes, bolos, tortas, pavês, geleias e máscaras faciais! 

- segundo uma pesquisa do Instituto Americano de Pesquisas para o Câncer, o seu consumo pode ajudar na prevenção do câncer, pois possui uma substância que protege o DNA de mutações e evita a formação de novos vasos sanguíneos.

Precisam de mais alguma desculpa para consumir morangos? Orgânicos, hein?

Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!


Beijos,

sábado, 31 de outubro de 2015

Comemorando Halloween como Harry Potter!!!

Happy Halloween!!! Feliz Dia das Bruxas!!!

Acreditando ou não em Bruxas, é legal ver a carinha das crianças quando fazemos as coisas bem temáticas, enfeites de halloween pela casa, biscoitos de fantasminhas, aranhas, múmias e outros, além das famosas abóboras de Halloween! Olha que linda que ficou essa que esculpi para uma festa:

 
E falando em Dia das Bruxas, vou homenagear o bruxinho mais famoso do mundo: Harry Potter!!!

Já ouviu falar em Butterbeer? Butter o que???? 

Bom, realmente, só vai saber o que e isso quem e fãzaço do Harry Potter. Fã ou não do Harry Potter pelo menos você ja ouviu falar, não e?

A Butterbeer é a bebida famosa que os bruxinhos tomavam em Hogsmeade, vilarejo que eles visitavam em excursões nos finais de semana... Ao pé da letra significa "cerveja amanteigada"

Harry Potter é tão famoso mundialmente que tem até um parque todo dedicado a ele na Universal Studios em Orlando, com direito a reprodução fiel de Hogsmeade, onde podemos encontrar a famosa Butterbeer.

Em dias de calor é uma bebida muito gostosa e refrescante; e claro, se estiver no parque, pagando um pouco a mais você consegue trazer o caneco para casa, o que foi o meu caso! Rs

Essa bebida é a composição de "Cream Soda" + xarope de Butterscotch + sorvete de creme"

Não sei vocês, mas até esse post, tirando sorvete de creme, eu não tinha ideia do que eram os outros ingredientes...

Bora lá aprender?

Comecemos com:
"Cream Soda"
É um tipo de refrigerante de baunilha que não existe no Brasil. Para fazê-lo temos que primeiro fazer o xarope e misturar com água gaseificada (com gás).
Em uma panela dissolva ½ xícara de açúcar em 1/4 xícara de água. Misture bem e deixe ferver até que a água fique transparente e dissolva os grãozinhos de açúcar. Retire do fogo e acrescente ½ colher de sopa de extrato de baunilha. Para uma xícara de água com gás adicionei umas 3 colheres desse xarope...voilá! Você tem um refrigerante de baunilha ou um cream Soda como preferir chamar. Reserve essa xícara de Cream Soda.

"Calda de Butterscotch"
Isso aqui é uma delicia!!!! Muito bom! Dá para usar para outras coisas igualmente deliciosas como calda para sorvete,frutas, etc.
Em uma panela dissolva 2 colheres de sopa de manteiga COM sal com 1/2 xícara de açúcar mascavo e 3 colheres de sopa de creme de leite fresco. Deixe fervendo em forno brando por uns 3 minutos mais ou menos. Retire do fogo e adicione mais 3 colheres de sopa de creme de leite fresco e ½ colher de chá de extrato de baunilha. Voilá, você terá uma autêntica calda butterscotch!

Agora vamos aos finalmentes! Sei que vocês estavam ansiosos por essa parte!
Deixe um caneco no freezer por meia hora e deixe o cream Soda bem gelado também! Em um liquidificador ou um mixer você baterá 1 xícara do cream Soda, 5 colheres de sopa de butterscotch e 2 bolas de sorvete de baunilha. 
Voilá! Você terá um autêntico BUTTERBEER!!!! Ebaaaa!!!!!
Cheers! Saúde! 



Excelente feriado a todos!
Beijos,

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A hora e a vez do Atum!

Tartare de Atum

Ontem depois do post sobre corrida, prometi a receita de uns tapas de atum divinos, certo? Pois bem, promessa é dívida!

Tem um restaurante perto de casa, que faz parte de uma grande cadeia chinesa...o lugar é fantástico, comida, sabores, temperos, apresentacao...tudo fantástico..
Com esse calor de meados de primavera, é muito gostoso e refrescante usar e abusar de peixes (espero que voce goste!) e um dos pratos que me chamou atencao, foi...Olha o nome pomposo: AHI TARTAR WITH AVOCADO que eles descrevem como "cubos de atum fresco, pepino, cebolinha, com molho levemente picante a base de frutas c'itricas e shoyu, servidos com fatias de abacate sobre uma massa crocante de wonton"
Fantástico!!! Yummy, yummy, yummy dez mil vezes !!!
 
Estava eu na peixaria essa semana e a Carla, dona do lugar, me ofereceu um atum fresquíssimo que tinha acabado de chegar...salivei e na hora lembrei do prato que tínhamos comido na semana anterior...ok! Desafiei-me a reproduzir AQUELA delicia...

Será?
 
Shoyu daqui, laranja ali, limao aqui...perai...mais shoyu, falta algo, hummm alho...perai...ah, pimenta..e voilá!
 
Disse o maridão que o sabor ficou MUITO parecido...
 
Bora lá fazer? Pode ser servido de entrada ou como um jantarzinho leve...

Ingredientes:
- 500 gramas de atum cortado em cubos
- suco de 1/2 laranja pera
- suco de 1 limão verde
- suco de 1 limao cravo
- 50 ml de shoyu light
- pepino japonês ralado
- 1 dente de alho espremido e macerado com uma pitada de sal
- cebolinha a gosto
- 3 rodelas de abacate cortado em cubos pequenos
- Pimenta a gosto, usei uma portuguesa Piri-Piri, tipo malagueta

Em uma tigela misture todos os ingredientes líquidos, o pepino e o alho. Acrescente o atum e misture bem. Cubra e leve à geladeira por meia hora para curtir o tempero. Coe com cuidado para que o atum fique temperado e inteiro. Acrescente a cebolinha e o abacate picado. Misture delicadamente e sirva sobre torradas ao seu gosto, torrada integral, torrada sem gluten, tostada de milho, enfim, escolha a que voce quiser e seja feliz!

Ficou com vontade? Eu já fiquei com vontade de repetir!

 
 
Mas e ai, voce sabia que:

- Atum é quase um Deus marinho...eita bicho poderoso..tamanho os beneficios dele sobre nossa saúde...ele é extremamente nutritivo, riquíssimo em proteínas (cada 100 gramas tem aproximadamente 25 gramas de proteínas) e nutrientes como selênio, minerais, magnésio, potássio, Vitamina B, Omega-3..ufa!

- Ele ajuda o sistema cardiovascular, os olhos, ajuda a previnir o câncer, principalmente de partes do aparelho digestivo, o câncer de mama, diminui o risco de leucemia, ajuda a combater o Alzheimer, promove a desintoxicação do organismo, benéfico para pessoas com diabetes tipo 2...e o melhor, ainda é um peixe simpático, melhora o humor e evita o stress;

- Pela tacinha na foto, vocês já viram qual bebida desce redondinha com esse prato...Um delicioso e gelado espumante, nesse caso foi um Cava Brut Rosé. Também poderia ser qualquer outro espumante brut, vinho rosé e, para quem não abre mão de tinto, um Pinot Noir.  

- Curiosidade ortográfica - Parte I: Tinha ficado em dúvida se escrevia ml ou mls, g ou gs...Fui atrás da informação e o correto é ml, g,  no singular mesmo, sem o "S" depois de unidade/sigla, ou seja, 5 kg, 5 l, 5 g...ok? ;-)

 - Curiosidade ortográfica - Parte II: Na hora de ler a receita - "500 g" lê-se quinhentOs gramas, por favor, JAMAIS quinhentAs!!!

Queridas e queridos, é isso aí! Beijos com carinho e uma ótima semana para todos vocês!


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ler, Comer e Beber e...Malhar!

Ler, Comer e Beber e...Malhar!
Olaaaaa! Eu sei que o blog é sobre ler, comer e beber…mas você não acha que dá para ficar somente sentado, lendo, comendo e bebendo, sem fazer absolutamente mais nada, né?

Pois é…acho que no fundo eu esperava que desse para viver assim…
 
Aos 38 anos, mãe de um moleque de 7 anos, tenho uma vida beeeem corrida…me contentava em ir a academia para bater cartão umas 3x na semana…Sim bater cartão! Porque na boa, gostar de ir à academia é coisa de masoquista…só pode! Quem fala que tem prazer de ficar lá todo dia, toda hora, juro! É louco-louca! Ok, vocês sentiram minha pontinha de inveja, né? 

Porque eu sinceramente, NÃO GOOOOOSTO!!!! Preferia infinitas vezes ficar deitada na cama lendo um bom livro ou meditando olhando para o teto ou comendo um potinho de brigadeiro bem quentinho com uma micro-colher! yuuuummyyyyy!!!!!
 
Até que uma bronca da dermatologista e do espelho… Sim, tive que ouvir todo aquele blábláblá que mulher, Já (???) com 38 anos, que já engravidou, sofre com a ação da gravidade e do tempo…e mais blábláblá, enfim, me mandaram para a sala de musculação…Aaaargh! Há uns 3 meses comecei a malhar relativamente bem, quase que diariamente (2x muay thai, 2x tênis e 4x musculação)…o corpo estava começando a ficar legal, braços e pernas mais definidos….isso estaria legal se desse para dividir o corpo dos seios para cima e da coxa para baixo…ou seja, estou parecendo uma malhadinha grávida! Malho, malho e essa santa barriguinha me ama! Aaaaf! Já não tinha mais o que fazer…só se levasse uma barraquinha de camping e acampasse na academia…
Ou ainda,  me entupir de remédios para emagrecer, acelerar metabolismo, queimando gordura e definindo os músculos ( sabe aquele caminho aparentemente mais fácil e florido?) pois é…só que não! Você começa tomando, fica um xuxuzinho por um tempo…depois para de tomar…poffff! Volta tudo com era antes, quero dizer, pior, pois além de recuperar o peso perdido, seu metabolismo enlouqueceu e enfraqueceu…daí já viu, né?
 
Tentei ir para a esteira, juro que tentei…mas nem reprise de Friends, Mais Você da Ana Maria Braga me salvaram do tédio que era aquilo…Daí uma amiga começou a fazer aula de corrida na academia…outras que já faziam me chamaram e eu fugia, fugia, afinal não conseguia correr nem 1 km que já estava com a língua para fora igualzinho meu cachorro…
 
Até que o espelho me encarou de novo, e fazendo jus à música do Elvis, It’s Now or Never, Agora ou Nunca…
 
Comecei nessa segunda, 19/10 e já fui avisando que não gostava, não tinha fôlego, não tinha paciência, não tinha motivação, não, não e não! Mas como era aula de corrida, foram me dando motivações diferentes…caminha 2 mins a 6 por hora…dá uma acelerada de 30 segundos a 8,5 por hora…trota a 7,5 por hora...40 minutos depois estava eu, com os bofes de fora jurando que NUNCA-NUNCA-NUNQUINHA mais ia voltar para aquele porcaria de esteira….aquele reloginho ingrato que passa de segundo em segundo lentamente parece um exercício de tortura psíquica! Juro! Show de horror!!!
 
10 minutos depois me deu uma alegria do nada (acho que estou ficando louca!) e eu continuei jurando que nunca ia voltar…
 
Hoje às 9:10 da manhã estava eu lá de volta, no mesmo bat-local, na mesma bat-aula e na mesma bat-esteira com um espelho na frente que ficava me chamando de loucamasoquista por estar de volta!
 
Eu só sei que…40 minutos depois: tchantcham! 
Meus primeiros 5kms!!! Huhuuuuu! Consegui, me arrastando, parecendo um pimentão, ofegante, quase morrendo…mas cheguei! E a alegria foi maior que o cansaço!

Será que a barriguinha resolve me abandonar dessa vez?
 
Olhaeuaí! Hoje, 21/10/2015, data histórica, mesma data que o Marty McFly chega no futuro no filme De Volta para o futuro - Parte 2! rs Só que o futuro é hoje, aqui agora!!!!

Não repara o pimentão! rs

Frase velha mas super verdadeira…se EU consegui, VOCÊ consegue! Yes, you can!!! Saia da zona de conforto!
 
E para comemorar, amanhã vou postar uma receita de uns tapas de atum D-I-V-I-N-O-O-O-O-S!

Espera por mim!!!!

Beijos!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Em Busca do Red Velvet Perfeito!!!

Red Velvet
 
Olá! Olá! Olá!!!

Julho, mês de férias escolares e com elas muitas viagens, uns vão, outros vêm...

Esse mês fomos eu, marido, filhote e sogro para a cidade de Nova York...que delícia! 15 dias inesquecíves que vocês vão acompanhar de perto! Tirei foto de tudo, vou separar as melhores e depois postarei aqui com as dicas! ;-)

Logo que voltamos de viagem na semana passada, um casal de amigos muito queridos do Rio de Janeiro vieram com o filho mais novo passar uns dias aqui em casa e com eles um pedido muito especial, o desejo de comer um bolo Red Velvet (veludo vermelho) feito por mim... Que desafio! Sim, porque, justo eu formiga-mor, como nunca dei tanta importância para esse bolo, nunca tinha preparado.

Então fui estudar, li várias matérias sobre esse lindo bolo que realmente tem a textura aveludada e sempre com essa cor vermelha super forte!

Bora lá fazer? Excelente dica agora para o Dia dos Pais! ;-)

Red Velvet (Veludo Vermelho)
Ingredientes:
- 250mls. de buttermilk (leitelho)
- 3 colheres de sopa de corante líquido vermelho;
- 15 gramas de cacau em pó;
- 15 mls. de baunilha;
- 110 gramas de manteiga sem sal;
- 150 gramas de farinha de trigo;
- 150 gramas de amido de milho;
- 250 gramas de açúcar;
- 2 ovos tamanho extra ou 3 ovos médios;
- 5 gramas de sal;
- 5 gramas de bicarbonato de sódio;

Bata as claras em neve. Em outro recipiente, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até formar um creme esbranquiçado. Adicione o corante liquido e a baunilha e bata. Em um recipiente peneire a farinha, a maizena, o cacau, o sal e o bicarbonato de sódio. vá intercalando aos poucos na massa umas colheres dessa farinha peinerada com o buttermilk.
Despeje em uma forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno na temperatura de 195 graus (mais ou menos, vai de forno para forno) para assar, mais ou menos uns 20-25mins.
Eu assei essa massa em duas assadadeiras de 20 cms e depois de assada, desenformei e cortei ao meio. Dessa maneira, tive um bolo com 3 camadas de recheio.

Geralmente nos Estados Unidos, eles recheiam e cobrem o bolo com o mesmo creme branco amanteigado (receita logo abaixo), mas essa minha querida amiga, cismou que uma camada de ganache de chocolate meio amargo iria fazer toda a diferença.
Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato aceita o rato mesmo no final das contas, né? Pois bem, procurei na minha despensa e meu chocolate belga em callets tinha acabado e agora?
Inventei uma receita que ficou tão gostosa quanto:

Ganache de Chocolate Diferente
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó 50% cacau;
- 6 colheres de sopa de açucar;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
Leveao fogo todos os ingredientes em uma panela de alumínio e vá mexendo até desprender do fundo da panela.Deixe esfriar e recheie o bolo.

Creme Branco Amanteigado
- 225 gramas de cream cheese light;- 60 gramas de manteiga sem sal;
- 240 gramas de açúcar de confeiteiro;
- 15 mls. de leite;
- 1 colher de chá de baunilha;
Bata o cream cheese com a manteiga por uns 4 mins, depois acrescente aos poucos o açúcar, o leite e a baunilha. Viu, fácil!!!

Veja o resultado lindo e delicioso!


Vai um pedacinho aí? 

Imagem sem tratamento nenhum! Olha ESSA cor!!!




Mas e daí? Você sabia que:

- Buttermilk em tradução livre significa leite manteigado, leitelho. No Brasil é muito difícil de encontrar, diferentemente dos Estados Unidos onde você encontra nas prateleiras geladas. Mas como se virar com receitas que levam esse ingrediente? Como fazer o buttermilk?
Tem várias opções, a mais conhecida é pegar 1 xícara de leite integral ou semi desnatado e adicionar 1 colher e meia de sopa de suco de limão tahiti coado.
Outra opção, que foi a que usei, um potinho de iogurte grego sem açucar (mais ou menos uns 165 gramas) e completei com leite semi desnatado (mais ou menos uns 85 gramas) até a marca de 250mls. 
E por último, se acabou  limão e você também não tiver iogurte, pode substituir o limão por vinagre de maçã.
Em qualquer do casos misture bem e deixe descansar por 10 minutos.

- Por essas características marcantes, nos Estados Unidos, esse bolo Red Velvet é muito usado em festas e comemorações como Dia dos Namorados, Natal, aniversários e agora casamentos! Mas, na minha opinião, para degustar desse bolo delicioso, qualquer hora será uma hora especial!!!
Que tal? Gostaram?


Queridas e queridos, é isso aí! Beijos com carinho e uma ótima semana para todos vocês!
Débora


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Comer, Comer...até Minhocas!!!

Comer, comer!!!

Sou ré confessa, amo comer! De tudo! Por exemplo, poucas são as carnes que ainda não provei (marido me proibiu de experimentar escorpião às vésperas do casamento :-( )... 
Já comi carne de veado, kudu (mamífero da mesma família e maior que o veado), jacaré, rã, cobra, paca, ovas de formiga...não sei se podemos considerar minhoca como um tipo de carne, mas para você ter uma idéia até minhoca eu como...e gosto! E meu filho também! 

Antes de me chamar de mãe desnaturada que fica dando minhoca para o próprio filho ouça, ou melhor, leia meu relato abaixo e depois falamos, ou melhor, teclamos ;-)

No mês passado, em meio às confusões da mudança, marido e eu fomos assistir a uma palestra sobre cafés e a estrela da noite era o Alex Atala, que virou garoto propaganda de uma grande marca de café. Para quem ainda não ouviu falar nele, o restaurante dele, o D.O.M. nesse ano de 2015 está entre os 10 melhores restaurantes do mundo no prêmio anual "World´s 50 Best Restaurants" (50 Melhores Restaurantes do Mundo) ... 
Eu e o cidadão
Não o conheço tão bem assim, fui uma vez em seu restaurante...Mas temos que tirar o chapéu para um dos caras que representa e defende a nossa culinária regional Brasil afora. Nessa palestra ele falou sobre café, sobre a qualidade do café que ele representa, mostrou vários vídeos mostrando suas viagens pelo Brasil, desvendando diversos alimentos, sabores, texturas e comidas até então esquecidos ou até mesmo nunca encontrados e levando tudo isso pelo mundo ( o cara é um excelente marketeiro também!)... O cara se despiu de todo e qualquer preconceito e saiu experimentando tudo o que encontrava pela frente em suas excursões e foi adaptando esses alimentos desbravados em seu restaurante. Já ouviu falar em Beldroega? Jambu? Priprioca? Peixe Filhote? Não?! Nem eu! Mas ele sim! Imagine se o cara tivesse frescura para experimentar alimentos estranhos e esquisitos...você acha que o restaurante dele estaria entre os melhores do mundo por vários anos consecutivos?

Pois é, todo esse blablabá é para voltar ao início do meu post, temos que experimentar de tudo, pelo menos uma vez na vida.

Um alerta que ele deu (deu até vontade de aplaudir! foi para os pais se despirem de preconceito e oferecer de tudo para seu filhos para eles não terem frescuras, para não se tornarem aquelas pobres crianças que não come isso, não come aquilo...  

Portanto meus caros mamães e papais, na minha humilde opinião: NÃO ESTRAGUEM o paladar virgem de seus filhos! Vocês são os responsáveis por isso. Óbvio, respeitadas as alergias das crianças, ofereçam de tudo, não torçam o nariz para alguma comida na frente deles, trate a comida com naturalidade. Eu e meu filho temos um pacto, provamos de tudo, se não gostamos, não repetimos...e isso começa logo no primeiro ano de vida da criança... Não estou pedindo para mentir para seu filho, mas tenha uma conversa com ele, "Mamãe/ papai não gosta mas você pode gostar, olha que legal!"

Beleza?

Vai uma minhoquinha? ;-)


Mas e daí? Você sabia que:
- Beldroega é uma planta refrescante, baixa em calorias e gorduras e rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Contêm surpreendentemente mais omega-3 os ácidos gordos que qualquer outra planta vegetais folhosos, excelente fonte de vitamina A (antioxidante natural conhecido e é essencial para a visão. Esta vitamina também é necessário para manter as membranas mucosas saudáveis ​​e pele. O consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A é conhecida por contribuir para a proteção do pulmão e cancro da cavidade oral, fonte rica em vitamina C e algumas vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina, piridoxina e carotenóides, bem como sais minerais na dieta, tais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês.

- Jambu é uma erva típica da região amazônica, conhecida por causar uma sensação elétrica na língua quando mastigada. é também afrodisíaco. O extrato concentrado do jambu é usado como um agente aromatizante em muitos países do mundo. É comum na medicina popular o uso das folhas e flores através de infusão para o tratamento de dispepsia, malária, infecções na boca e garganta. A infusão das folhas e flores é um remédio tradicional para a gagueira, dor de dente e estomatite, além de possuir forte ação diurética e ser uma fonte natural de vitamina C.

- Priprioca é uma planta cuja raiz típica da região Amazônica antes utilizada apenas pela indústria cosmética, agora utilizada também na gastronomia, dela, é possível extrair um álcool ou um óleo sendo a aplicação semelhante a da baunilha;
 
- Peixe Filhote é um peixe de couro, de água doce da região amazônica brasileira. Tem coloração escura, a cabeça grande e os olhos pequenos e de hábito carnivoro. Pode pesar 300kg e medir cerca de 3,5m de comprimento, mas atualmente os exemplares capturados pesam abaixo de 10kg e os indivíduos pesando até 60kg são conhecidos como filhote.

Que tal? Gostaram?



Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!



Beijos!

domingo, 21 de junho de 2015

Da Suíca à Argentina: Raclette com Mousse de Dulce de leche???

Da Suíca à Argentina: Raclette com Mousse de Dulce de leche???

 
Olá!!!! Que delícia voltar a postar regularmente, agora devidamente instalada na Casinha da Árvore! rs

Ah, para vocês saberem, o bolo do bem de marmita fez sucesso!!! Vendemos no último sábado 156 bolinhos e contribuímos com as crianças do Sitio Agar! Ebaaaa!!!Muito bom fazert coisas gostosas e ainda poder ajudar, né?

Não sei na cidade de vocês, mas aqui na minha, do nada esfriou e muuuuito!!! Digno do desenho Frozen! rs

E quando esfria, qual a primeira comida que vem na cabeça de vocês??? Hein??? Fondue, certo? E se eu apresentar para vocês uma outra alternativa igualmente deliciosa?

Quem já ouviu falar em Raclette??? Yummy!!!!

Eu nunca tinha experimentado, até que um querido casal de amigos nos convidou para uma noite de...Raclette!!! Uau!!!

O Raclette (isso no masculino) é um tipo de queijo suíço, consistência média, feito de leite de vaca que, quando derretido fica cremoso, um pouco mais consistente que a mistura de fondue.

A Raclette (isso no feminino) é um prato típico suíço feito à base do queijo Raclette. O queijo é fatiado e cada convidado coloca sua fatia sobre um tipo de petisqueira (um tipo de pazinha triangular/quadrada com bordas e um cabo) que é levado a uma base quente (esse aparelho ao centro da mesa) Quando derretido, raspamos esse queijo (daí o porquê do nome, racler em francês significa raspar) no prato e acompanhamos com vários belisques. Pelas minhas pesquisas, o pão italiano é mais usado com o fondue, enquanto que na Raclette usamos cogumelos (o Paris ficou muito bom), cebola de cambray (aquela cebola em miniatura), batata inglesa cozida, picles, salsicha em pedaços ou tamanho aperitivo e todos os tipos de frios, salame, preseunto cru e por aí vai até onde sua imaginação deixar...Geralmente colocamos esses acompanhamentos para esquentar na parte de cima desse aparelho enquanto que o queijo é derretido na parte de baixo. Dá para colocar esses acompanhamentos para serem derretidos junto com o queijo...daí fica a gosto do freguês! ;-)

Foto by Márcia V. Falcony
Para todo e qualquer tipo de variação, abaixo segue uma tabela com tudo que vocês podem usam para fazer a Raclette...se não encontrarem esse queijo específico, tem alternativas...Dá para fazer vegetariano, de frutos do mar e de doce tambem.

Agora me fala, uma Raclette gostosa dessa, numa noite de frio, acompanhado do seu amor ou de alguns amigos queridos (ou ambos!), regado a um delicioso vinho tinto...o que mais você poderia querer? Sobremesa é claro!!! Para fechar com chave de ouro a noite, né? Não foi a nossa alternativa mas pelo que pesquisei, há quem coloque pedaços de chocolate, pedaços de marshmellow (desses que compramos em supermercado), frutas e biscoitos.

Mas agora vamos falar da minha sobremesa...Quando surgiu o convite para essa noite de Raclette, a minha "amiganfitriã", perguntou entre outras coisas se eu já tinha feito ou se eu tinha uma receita boa de mousse de doce de leite, pois, tinha comido uma em um restaurante e jurou que poderia comer a travessa toda de tão boa que estava...rs Exagerada! Como eu nunca tinha comido e nem tinha nenhuma receita, resolvi inventar...e não é que ficou MARAVILHOSA!!!

Bora aprender?

Mousse de Doce de Leite Argentino com Calda de Chocolate (a receita da calda)

- 1 pote de Doce de Leite Argentino
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
- 2 claras batidas em ponto de neve com 2 colheres de sopa de açúcar

Coloque o doce de leite na batedeira e deixe batendo (mais ou menos uns 7 mins) enquanto você hidrata e derrete a gelatina de acordo com as instruções que constam na embalagem do fabricante.
Uma vez derretida, misture o creme de leite sem soro e incorpore delicadamente com um fouet (não lembra o que é? acesse o mesmo link da receita da calda e descubra) as claras batidas em ponto de neve.
Coloque em uma travessa/refratário ou faça porções individuais colocando em potes bonitos.
Você pode comer assim puro ou colocar um pouco da calda de chocolate amarga para acompanhar. Juro, ficou divino!!! 

Voilá! Olha que delícia! Melhor que olhar é só fazer e desgustar!!! 

Bom apetite!



Mas e daí? Você sabia que:

- para acompanhar a Raclette nada melhor que um bom vinho, há quem prefira os brancos, mas não posso negar que um delicioso Pinot Noir levemente resfriado ficou PERFEITO!!! Há os que prefiram cervejas mais fortes também;

- o doce de leite, tal qual outras iguarias, tem origem incerta, alguns dizem que é argentino, outros brasileiro, uruguaio, mexicano, enfim, o certo é que ele surgiu por acaso. A versão que eu mais encontrei e gostei foi de que a empregada do então governador de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas, por volta do ano de 1830, estava preparando um leite com açúcar para ele e esqueceu-se da preparação no fogo, quando voltou já teria se formado algo parecido com o que é o doce de leite hoje;

- quer comer um doce de leite gostoso e caseiro, sabe quais são os segredos? Paciência, pois leva mais ou menos umas 3 horas para ser feito; e bicarbonato de sódio, pois esse diminui a acidez do leite e faz com que ele fique cremoso e escuro. Sim, quanto mais bicarbonato você usar, mais escuro ele vai ficar;

- para fazer doce de leite, a proporção que usamos mais ou menos para fazer doce de leite é de 1 litro de leite para 250 gramas de açúcar, 3 gramas de bicarbonato de sódio (para ficar igual ao argentino) e 1 fava de baunilha. Leve para ferver o leite com o açúcar, ferveu? Acrescente o bicarbonato e continue mexendo...umas 2 horas depois vai começar a ficar mais cremoso, acrescente a fava de baunilha e deixe ferver até o ponto desejado,, geralmente quando está com uma cor castanho-caramelado;

- tá com preguiça e não quer fazer o doce de leite? tá com preguiça de ir ao supermercado comprar o doce de leite argentino? Pegue uma lata de leite condensado, coloque em uma panela de pressão, cubra com água, tampe e deixe por 40 minutos na pressão. Desligue, deixe esfriar BEM (pelo amor de Deus, NUNCA, NUNCA, abra uma lata ainda quente, jamais!), ok? O sabor não é o mesmo mas com certeza é delicioso!

- se colocar essa mousse no freezer vira um delicioso sorvete? ;-)


Que tal? Gostaram?


Queridas e queridos, é isso aí! Uma ótima semana para todos vocês!


Beijos!



sábado, 13 de junho de 2015

Bolo do Bem!

Quantas saudades!!! Mais de 1 mês sem postar, estava com muitas saudades desse espaço...

Processo de mudança finalmente concluído! Yessssss!!! Agora estou devidamente instalada na Casinha da Árvore, como chamo carinhosamente meu novo lar.

Olha a vista do meu escritório:

Olha a vista!!!


 Tudo, ou melhor, quase tudo no seu devido lugar,  internet instalada (fiquei ilhada no novo endereço por quase 1 mês!) é hora de voltar à ativa!!!

Por conta da correria não tive muito tempo de cozinhar e preparar receitas gostosas para postar aqui... mas agora tudo se encaminhando! Nessa próxima semana vem a receita deliciosa de mousse de doce de leite argentino! Uaaaau!!!

Na escola do meu filho, hoje é dia de Festa Junina (ADOOOORO!!!!) e o bacana é que 30% de tudo que é comercializado é doado ao Sítio Agar que cuida de crianças e adolescentes portadores do vírus HIV. Projeto muito bacana!

Por isso, nada melhor do que contribuir com coisas gostosas. Resolvi fazer bolinho na marmita que fica bem molhado e bem gostoso, em dois sabores: bolo gelado de côco e bolo de chocolate!!!

Yummy!!!!!

Confira aí as fotos:


Que tal? Gostaram?



Queridas e queridos, é isso aí! Um ótimo final de semana para todos vocês! Segunda estamos de volta!!!

Beijos!